Telefones : (19) 2105-9898 / 0800.772.3736    E-mail : comercial@sondamar.com.br

Mitos e verdades sobre a gestão da água no Brasil



Especialistas revelam algumas confusões associadas ao manejo dos recursos hídricos no País e ressaltam a realidade do Estado de São Paulo desde a última crise hídrica

Reconhecido como um oásis comparado ao resto do mundo, o Brasil enfrentou nos últimos anos graves crises hídricas e há, segundo os especialistas ouvidos pelo Estado, indícios de novos problemas envolvendo o abastecimento de água para os próximos anos caso não haja uma cultura de prevenção, impulsionada por políticas públicas e divulgação da importância da economia de água.

No Estado de São Paulo, de 2014 a 2016, aconteceu o maior exemplo de pane na gestão dos recursos hídricos e, mesmo com a situação contornada pelo conjunto de fatores envolvendo racionamento do consumo, obras de remediação e a volta das chuvas, ainda há dificuldades de levar a água à população no longo prazo. Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre a água no Brasil e a principal crise hídrica no Estado mais rico do País.

Há abundância de água no Brasil, portanto todos têm acesso
Mito. De fato, o Brasil detém a maior reserva de água doce superficial do planeta. São 12% da parcela mundial, garantidos pelas imensas bacias hidrográficas formadas pelos rios e seus afluentes. Mas a distribuição desse recurso é desigual no território brasileiro. Só a Bacia do Amazonas retém 68% de toda a água de superfície do País, justamente em uma região onde vivem apenas cerca de 7% da população total. Por outro lado, as populosas regiões Sudeste e Nordeste têm, juntas, apenas 10% de disponibilidade do líquido.

Fonte: http://perfuradores.com/index.php?&CAT=pocosagua&SPG=noticias&NID=0000009094-mitos-e-verdades-sobre-a-gestao-da-agua-no-brasil
GRUPO SONDAMAR ® 2016
. . . . . . . . . . . . . .
GRUPO SONDAMAR ® 2016
Crisoft ® 2005